Gateway de pagamento: aumente a conversão das vendas do e-commerce

Gateway de pagamento: aumente a conversão das vendas do e-commerce

É comum que escolhas feitas no início de um e-commerce precisem ser repensadas conforme o crescimento do negócio. Uma delas é o sistemas de pagamento. Em um primeiro momento, os lojistas costumam investir em uma solução intermediária, que ofereça algumas facilidades para quem está começando. Porém, ao longo do tempo, é comum migrar para opções mais personalizadas, como o gateway de pagamento.

A primeira opção é válida, mas mudar para soluções robustas pode representar um aumento na conversão, já que elas oferecem vantagens em relação ao custo e a experiência de compra do cliente.

Tem dúvidas sobre esse assunto? Não se preocupe. Neste artigo, vamos explicar o que é um gateway de pagamento e por que ele pode ser a melhor escolha para o seu e-commerce.

O que é um gateway de pagamento?
Trata-se de um sistema utilizado em lojas virtuais que transmite os dados entre clientes, sites, adquirentes e bancos. Explicando de maneira mais simples, é como se fosse a maquininha de cartão do mundo virtual. Apesar de também realizar transações com boleto bancário e transferência online.

Ele funciona de maneira simples. Quando o consumidor fornece os dados do seu cartão de crédito, o sistema envia as informações para os bancos e para as adquirentes — empresas responsáveis pela liquidação financeira das transações com cartões de crédito.

Essas instituições vão confirmar se o cartão existe, se há limite disponível e outros dados pertinentes. Se tudo estiver correto, o lojista recebe essa informação e o pagamento é confirmado.

Quais são suas principais vantagens?
Agora que você conferiu o que é um gateway de pagamento, veja quais são suas principais vantagens.

Integra com facilidade os bancos e adquirentes
Ao utilizar esse sistema, existe uma integração única com bancos e adquirentes, evitando complicações e a necessidade de integrar um por um. Caso existam alterações, o lojista não precisa se preocupar, já que o gateway é responsável pelos ajustes na plataforma.

Oferece mais agilidade nas transações
O sistema permite uma conexão direta entre os bancos, adquirentes e o e-commerce. Isso traz mais agilidade para o processo de pagamento. Outra vantagem é que o tempo de aprovação da compra é reduzido.

Reduz os custos
Os lojistas que utilizam intermediadores de pagamento costumam pagar altas taxas para a utilização do sistema. Como os gateways estão ligados diretamente aos bancos e adquirentes, é possível negociar melhores taxas de acordo com o volume de vendas.

Transmite mais segurança para o consumidor
Muitas pessoas ainda se sentem inseguras quando precisam sair da página da loja virtual para efetuar o pagamento, o que pode causar o abandono do carrinho.

Os gateways permitem que toda a transação seja realizada dentro da loja virtual, passando mais segurança para o consumidor. Além disso, os dados inseridos no sistema são enviados diretamente ao banco, garantindo o sigilo das informações do cliente.

Disponibiliza relatórios gerenciais
Esse sistema traz um painel administrativo que facilita a configuração das formas de pagamento e outras funcionalidades. Também é possível extrair relatórios financeiros em um único lugar. Essa facilidade na análise dos dados ajuda na criação de novas estratégias e na avaliação do desempenho do negócio.

Como utilizá-lo de forma estratégica?
O uso do gateway de pagamentos permite uma série de ações que têm como objetivo o aumento a conversão. Confira algumas delas:

Retentativa de pagamento
Nem sempre a primeira tentativa de pagamento do consumidor dá certo. Quando ele usa o cartão de crédito, por exemplo, podem acontecer algumas situações que impedem a aprovação da transação, como falta de limite, informações erradas, vencimento do cartão ultrapassado, entre outras.

Uma retentativa de pagamento é quando o gateway continua tentando processar o pagamento na adquirente, em tempo real e de forma imperceptível para o comprador. Se o sistema utilizado é integrado com vários adquirentes, ele pode fazer uma retentativa em todas elas. Se, mesmo assim, o pagamento não for finalizado, o sistema pode enviar e-mails para solicitar que o consumidor utilize uma outra forma de pagamento (boleto, por exemplo).

Checkout
Imagine a seguinte situação: em um momento de impulso, o consumidor acessou seu e-commerce, localizou o produto desejado, achou o preço do frete bom e, quando estava prestes a finalizar a compra, foi direcionado para outra página de pagamento.

Não é difícil concluir que essa pode ter sido uma venda perdida. Afinal, a rapidez para realizar o checkout é algo valorizado pelos consumidores.

Um gateway de pagamento usado de forma estratégica consegue resolver esse tipo de problema. Oferece mais agilidade no fechamento da compra e uma interface organizada, que disponibiliza mais opções de pagamento e passa credibilidade ao consumidor.

Multimeios de pagamento
Existem e-commerces que têm o valor do ticket médio muito alto, geralmente aqueles do segmento de eletroeletrônicos, artigos de luxo ou nichos mais específicos. Uma das consequências dessa característica é que alguns consumidores não conseguem comprar devido à falta de limite suficiente no cartão.

Uma solução trazida pelos gateways é a estratégia de multimeios de pagamentos. Essa funcionalidade permite que o cliente divida o pagamento em mais de um cartão ou utilize também o boleto. Essa opção torna a sua loja virtual muito mais atrativa para os consumidores, aumentando a conversão.

Compre com um clique
As lojas virtuais costumam solicitar várias informações de pagamento, principalmente nas compras com cartão de crédito. O consumidor que está realizado uma compra por impulso, ou utilizando o smartphone, muitas vezes, acaba desistindo nessa etapa. Vale destacar que, de acordo com um levantamento da Ebit, 25% das compras realizadas no e-commerce em 2017 foram por meio de dispositivos móveis.

Para não perder essas vendas, é interessante utilizar a opção de compra com um clique. Por meio dessa funcionalidade, o consumidor insere seus dados uma única vez no gateway do e-commerce e tem mais praticidade para fechar a compra.

Contratar um gateway de pagamento não deve ser considerado um custo, e sim um investimento essencial para o aumento da conversão. Oferecer mais segurança e opções para o consumidor é uma forma de se destacar da concorrência e garantir o crescimento do negócio.


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